ASSINE
search button

PF faz busca e apreensão na casa de Collor, de senador do PP

Compartilhar

A Polícia Federal cumpre 53 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (14/7) em Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Brasilia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Os alvos da operação são os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI) e a BR Distribuidora.

De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o objetivo é impedir a destruição de provas e apreender bens adquiridos de com supostas práticas criminosas

Os policiais cumprem mandado na TV Gazeta, em Maceió, filiada à TV Globo, que pertence à família de Collor e nas casas dos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI) e na BR Distribuidora, além de outras empresas e endereços de políticos. O ex-presidente foi citado na delação premiada do doleiro Alberto Yossef, como um dos supostos beneficiários do esquema de corrupção da Petrobras, e no depoimento do dono da UTC, Ricardo Pessoa. Outro citado por Pessoa foi o senador Ciro Nogueira, do PP.

Em Pernambuco, os alvos são o senador Bezerra Coelho (PSB-PE) e o líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal pelos ministros Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo e são referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato

Essa operação foi batizada de Politeia em referência ao livro "A República", de Platão, que descreve uma cidade perfeita em que a ética prevalece sobre a corrupção.