ASSINE
search button

Italianos querem disputar concessões em infraestrutura no Brasil, relata Dilma

Em viagem oficial, presidente destaca importância de parcerias entre os dois países

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff, em visita oficial à Itália, apresentou as oportunidades de investimentos em obras de infraestrutura no Brasil ao primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e ao presidente Sergio Mattarella nesta sexta-feira (10), em Roma. De acordo com Dilma, os italianos têm interesse em participar dos leilões do Plano de Infraestrutura Logística (PIL).

Dilma informou que foi assinado um plano de ação entre os dois países contemplando 16 áreas-chave de cooperação -- investimentos, comércio, indústria, defesa, energia, cultura e educação, entre outros. A presidenta relatou que acertou com os mandatários italianos elevar o patamar da relação entre Itália e Brasil. 

“Eles estão extremamente interessados na presença de ferrovias, de empresas italianas para disputar concessões de ferrovias, rodovias, portos, aeroportos”, contou a presidente em entrevista. 

“Discuti com o presidente e com o primeiro-ministro as oportunidades de investimentos que se abrem no Brasil na área de ferrovia, por exemplo. Várias empresas italianas podem participar dos leilões, nas áreas de rodovias, portos e aeroportos. Convidei todos os empresários italianos a intensificarem sua presença no Brasil por meio da participação nessa nova fase do programa [Programa de Investimento em Logística]”, disse em declaração à imprensa acompanhada de Renzi.

Ela destacou a importância das parcerias entre Brasil e Itália, especialmente na área da defesa. “Eles produzem, junto conosco, o veículo Guarani”, lembrou.  

Foi discutida também a construção de uma parceria na área de educação, para incrementar a troca de pesquisadores. “Fizemos uma discussão bastante proveitosa, muito proveitosa. E também eles estavam muito interessados em saber sobre o Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics e sobre o Acordo Contingente de Reservas.”

“Acertamos hoje que nossas relações se darão no mais alto nível entre os ministros e com isso queremos fortalecer essa relação e garantir que ocorram modificações reais que levem essa relação a um patamar mais elevado", disse.

Em Roma, a presidenta também teve reunião com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano. Após a agenda em Roma, Dilma seguiu para Milão onde visitará, neste sábado (11), a Expo Milão 2015 uma das principais feiras de inovação e soluções criativas do mundo. O Brasil tem um pavilhão na feira.

Antes da Itália, Dilma esteve na Rússia para reunião de cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

>> Primeiro-ministro italiano defende nova relação com o Brasil na área judicial