ASSINE
search button

Ex-deputado José Riva é preso de novo

Ele é acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro público por meio de empresas fantasmas

Compartilhar

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu, na manhã desta quarta-feira (1º/7), o ex-deputado José Riva (PSD-GO). Ele foi detido na casa dele, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. O ex-parlamentar é acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa, por meio de empresas fantasmas.

A nova prisão foi decretada pela juíza Selma Arruda, da Vara contra o Crime Organizado de Cuiabá. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), entre 2005 e 2009, foram desviados R$ 62 milhões, em valores corrigidos, dos cofres do Legislativo.

Riva havia sido colocado em liberdade há uma semana, após passar quatro meses detido preventivamente no Centro de Custódia da Capital. A operação do Gaeco desta manhã também tem como alvo outros servidores da Assembleia Legislativa. A informação é de que o ex-secretário de Finanças do Poder, Márcio Pommot, também foi detido. Neste momento, agentes do Gaeco realizam busca e apreensão de documentos e computadores na sede da Assembleia.

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) reclamou da prisão de seu pai, em uma rede social. "É uma prisão desnecessária. Ele está de tornozeleira e cumprindo outras medidas restritivas, como não poder sair de Cuiabá. Depois que foi colocado em liberdade, há uma semana, ele mal saiu de casa", disse.

Pelo menos seis agentes do Gaeco continuam na Secretaria de Controle Interno na Assembleia. Eles estão no local desde as 6 horas, recolhendo documentos e apreendendo computadores.