ASSINE
search button

Jorge Viana lê nota de solidariedade ao ex-presidente Lula

Compartilhar

O senador Jorge Viana (PT-AC) leu em  Plenário uma nota dos senadores do PT em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o senador Ataídes Oliveira (PSDB - TO) havia feito um discurso com duras críticas a Lula, que, segundo ele, seria o grande culpado pela crise econômica e social do Brasil.

Na nota lida por Jorge Viana os senadores do PT afirmam que Lula é "uma das raras e fantásticas lideranças” que ultrapassam sua classe social e atingem todos os segmentos da sociedade. A nota lembra a trajetória de Lula, “como uma criança nordestina que deveria ter morrido, mas sobreviveu” e acrescenta  que Lula é aquela figura que “não deveria ter vencido as eleições, mas venceu”. Os senadores acrescentam que Lula foi um presidente que não deveria ter feito um bom governo, mas que deixou a Presidência com os maiores índices de aprovação popular da história.

Conforme a nota lida por Viana, Lula representa uma afronta às elites, que sempre apostaram em um Brasil para poucos. No cenário mundial, diz o texto, ninguém duvida da liderança de Lula no combate à fome e na luta pela inclusão social. No entanto, leu o senador, no Brasil há uma sórdida campanha de desconstrução da imagem de Lula, baseada no ódio e nos ressentimentos.

Diz o texto que alguns têm medo de serem derrotados por Lula em 2018 e, tentando transformar suas virtudes em vícios, acusam sem provas, distorcem, mentem e insultam – até mesmo destacando seu defeito físico. Para os senadores petistas, desrespeitar Lula é desrespeitar o povo brasileiro. A nota diz ainda que Lula está muito acima da mesquinhez política e é tão grande quanto o Brasil.