ASSINE
search button

'PMDB não repetirá aliança com o PT', diz Eduardo Cunha

Deputado destacou no Twitter que seria melhor rompimento "sem agressões"

Compartilhar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse no Twitter neste domingo (14) que existe o compromisso do PMDB com o país e a "estabilidade", mas isso não seria a mesma coisa que se "submeter a humilhação do PT". Neste sábado (14), teve fim o Congresso do PT em Salvador, que teve a ruptura com o PMDB proposta em teses, derrubadas na votação pela corrente majoritária, mas que fez duras críticas ao deputado. 

>> Em Congresso do PT, Cunha é hostilizado e propostas econômicas têm destaque

"O PMDB está cansado de ser agredido pelo PT constantemente e é por isso que declarei [...] que essa aliança não se repetirá. Talvez tivesse sido melhor que eles aprovassem no congresso o fim da aliança. Não sei se num congresso do PMDB terão a mesma sorte", escreveu Cunha na rede social.

Em entrevista ao Estado de S. Paulo publicada neste domingo (14), Cunha voltou a antecipar que o partido deve "buscar seu caminho em 2016" e não deve entrar novamente em uma candidatura do PT . "Este modelo PMDB como PT está esgotado."

"O PMDB fez parte do processo de reeleição, faz parte do governo, mas não é para dizer amém a tudo o que acontece. O PMDB dificilmente repetirá a aliança com o PT em algum momento. Não repetirá. Este modelo está esgotado", disse Cunha, quando questionado se seu partido seria governista ou oposicionista.

Cunha destacou que o partido tem a "obrigação de dar "sustentabilidade política" ao governo de Dilma, mas que vai "buscar o seu caminho em 2018". "Quando o governo entra em pautas que não são propriamente dele, como o caso da (redução) da maioridade penal, faz disso um cavalo de batalha, comete um erro. O governo quis mergulhar em algumas derrotas propositalmente", arriscou Cunha.

Sobre o fato do país estar sob o regime do "parlamentarismo branco" e não do presidencialismo, disse que não, e destacou ainda que "não é o PT que está com impopularidade por causa dela (Dilma)", mas o contrário.