ASSINE
search button

Henrique Pizzolato deve ser extraditado no próximo dia 15

Compartilhar

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato deve ser extraditado para o Brasil na próxima segunda-feira, dia 15. Segundo a GloboNews, houve um acordo entre o Ministério das Relações Exteriores brasileiro e o governo italiano.

No dia 12 de fevereiro, a Corte de Cassação de Roma autorizou a extradição Pizzolato para o Brasil. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão, no Brasil, por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas fugiu para o país europeu em 2013 com um passaporte falso.

Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio. O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi usado pela defesa para pedir que o ex-diretor continuasse a morar na Itália.

A reversão da decisão do Tribunal de Bolonha foi uma vitória do governo brasileiro. A Justiça italiana havia negado, em outubro, o pedido de extradição de Henrique Pizzolato.

Em 6 maio, o Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lacio, na Itália, suspendeu a extradição do ex-diretor do BB e agendou nova audiência a fim de analisar recurso protocolado pela defesa de Pizzolato. No último dia 4, a Corte rejeitou o recurso e manteve a extradição dele para o Brasil.