Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Março de 2017

País

Trabalho infantil é tema de discussões pelo país nesta semana 

Eventos debatem como combater atividades exercidas por crianças e adolescentes

Jornal do Brasil

Campanhas e seminários com o objetivo de chamar atenção para o trabalho infantil no país ganham força a partir desta quinta-feira (28), cerca de duas semanas antes do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Só no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013 havia cerca 3,1 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhando no Brasil. 

Os eventos começam nesta quinta, em Belém (PA), onde a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promove o II Workshop "Dialogando para construir ações estratégicas intersetoriais de Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Infantil no Estado do Pará", que dura dois dias, terminando na sexta-feira (29), onde, em Teresina (PI), inicia-se o I Seminário Piauiense de Combate ao Trabalho Infantojuvenil. O evento é realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Piauí e tem como tema “As conseqüências sociais do trabalho infantojuvenil”, contando com conferências e painéis de debates, com a participação de especialistas piauienses e de outros estados.

Já o TRT do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) do estado, o Movimento Humanos Direitos (MHuD) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro (Fepeti-RJ) lançam dois vídeos estrelados pelos atores Wagner Moura e Priscila Camargo, com mensagens alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Nas peças, os artistas buscam mobilizar a sociedade a contribuir para a erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no Brasil. Na ocasião também será apresentada a agenda de atividades que serão realizadas por diversas instituições do estado do Rio de Janeiro, no mês de junho, em função da data.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. O objetivo da data é promover a sensibilização com relação ao tema e o engajamento de todos os segmentos da sociedade na luta contra o trabalho infantil. No Brasil, a Lei nº 11.542/ 2007 institui o Dia Nacional de combate a essa conduta.

Agenda de eventos pelo país

Workshop "Dialogando para construir ações estratégicas intersetoriais de Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Infantil no Estado do Pará"

Data: 28 e 29 de maio

Local: Belém (PA)

Clique aqui para mais informações

I Seminário Piauiense de Combate ao Trabalho Infantojuvenil

Data: 29 e 30 de maio

Local: Teresina

Clique aqui para mais informações

Lançamento de vídeos da campanha contra o trabalho infantil

Local: Rio de Janeiro

Data: 29 de maio

Clique aqui para mais informações

Tags: campanha, infantil, mobilização, público, Trabalho

Compartilhe: