ASSINE
search button

Romário chama Marin de "corrupto e ladrão" e Del Nero de "safado e ordinário"

Senador comentou no Plenário as prisões de dirigentes da Fifa em Zurique, acusados de corrupção

Compartilhar

O senador Romário não poupou adjetivos para comentar a prisão de dirigentes da Fifa em um hotel de luxo em Zurique, na Suíça, na manhã desta quarta-feira (27/5). "Autoridades da Suíça deram uma batida hoje em um ninho de ratos e prenderam várias autoridades do futebol mundial", comentou o palarmentar no seu perfil no Facebook. Durante a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em Brasília, Romário chamou Marin de “corrupto e ladrão” e disse que outros dirigentes de federações nacionais “sujam o nosso futebol”.

>> Marin, ex-presidente da CBF, e executivos da Fifa são presos por corrupção

>> Saiba quem são os 14 acusados de corrupção na Fifa

>> Corrupção na Fifa: Senador da CPI do Futebol diz que apesar das denúncias prevaleu a "impunidade"

"Muitos dos corruptos e ladrões que fazem mal ao futebol foram presos. Inclusive um dos maiores do país, que se chama José Maria Marin. Um dos ratos que venho denunciando há muito tempo. Esta foi a pessoa que ao lado da presidente Dilma recebeu chefes de Estado em plena Copa do Mundo do futebol", critica Romário nas redes sociais. No seu discurso no Plenário, o senador foi além nos comentários: “Infelizmente não foi a nossa polícia que prendeu esses dirigentes da Fifa, mas alguém tinha que prender um dia, né? Ladrão tem que ir para a cadeia”. 

A falta de apoio ao futebol feminino teve no senador um grande aliado. “Posso afirmar que um dos motivos para que o futebol feminino não vá para frente no Brasil é que a CBF nunca se interessou por ele. Porque até hoje o futebol feminino não deu lucro. E eles (dirigentes da CBF) não apoiam algo quê não dê dinheiro, onde não podem roubar, se enriquecer ilicitamente”, disse Romário. 

“No ano passado, se eu não me engano, o Ministério do Esporte fez um aporte de R$ 10 a R$ 15 milhões para ajudar o futebol feminino e, por curiosidade, não foi via CBF. E sim através de uma empresa chamada Sports Promotion, que também é ligado ao atual presidente da CBF, esse safado, ladrão e ordinário Marco Polo Del Nero”, acrescentou.

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram presos nesta quarta (27) pela polícia suíça, em uma operação surpresa a pedido dos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados pela Justiça norte-americana por suposto esquema de corrupção. O Departamento de Justiça dos EUA pediu a detenção de Marin, de Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel e Eugenio Figueredo. De acordo com fontes locais, pode chegar a 14 o número de acusados. Logo nas primeiras horas da manhã, a polícia suíça deflagrou uma operação no luxuoso hotel Baur au Lac, em Zurique, onde alguns dos cartolas estavam hospedados para o encontro anual de dirigentes da Fifa. No entanto, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de 79 anos, não está entre os acusados.

“Essa prisão do José Maria Marin é o início de um grande futuro para o nosso futebol, especialmente para a entidade mais corrupta que tem no esporte brasileiro, que é a CBF, e mundial, que é a Fifa. Esperamos que alguma coisa mude, porque existe a esperança, até minha, que o Joseph Blatter (presidente da Fifa) também seja preso. Que, definitivamente, a gente coloque no comando destas instituições pessoas que são dignas e que queiram ver o futebol caminhando como tem que caminhar”, disse Romário.