ASSINE
search button

Lula sobre FHC: "Um homem letrado como ele é não tinha o direito de falar bobagem"

Ex-presidente criticou programa do PSDB

Compartilhar

Na noite desta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as acusações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, veiculadas no programa de TV do PSDB na noite de terça-feira (19). Em discurso num seminário para sindicalistas bancários em São Paulo, Lula se disse “triste” com os ataques da oposição: "Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou", afirmou.

Lula destacou que, se FHC quisesse falar de corrupção, precisaria contar a história da sua reeleição, em referência ao escândalo da compra de votos em 1997: "Se não quiser dizer para mim, não tem problema, eu sei como é que foi. Senta na frente do seu neto e conta para ele, seja verdadeiro", disse, comentando ainda sobre o governo FHC: "Não teve no nosso mandato 'engavetador' no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete", acrescentou.

Lula enfatizou ainda o fato de ter virado alvo dos ataques: "Estou assustado. Agora, eles já não querem mais atacar a presidente Dilma Rousseff. Eles já estão pensando que tem de balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se vou estar vivo", afirmou.

O ex-presidente petista comentou os panelaços que acontecem durante pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff e o programa de televisão do PT este mês. "Essas pessoas que estão batendo panela deveriam saber que democracia tem que ser respeitada e a Dilma foi eleita presidente da República pelo voto direto. Quem não gostar dela e quiser eleger o seu, espere as próximas eleições."

Na terça-feira (19), FHC afirmou na TV que nunca antes no Brasil “se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa". “A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula. O que a realidade está mostrando é que nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa”, disse FHC.