ASSINE
search button

Fator previdenciário: Temer  prevê solução em dois meses

Compartilhar

O vice-presidente da República, Michel Temer, deu prazo de 60 dias para que seja encontrada uma solução negociada para o fator previdenciário, no fórum integrado por representantes dos trabalhadores, dos aposentados, dos empresários e do governo, criado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado para discutir temas trabalhistas e previdenciários.

"É possível até que no momento da sanção (da MP 664) ou logo depois possa haver uma solução por esse fórum. Eu vou sugerir prazo de 60 dias mais ou menos para ter uma solução para isso. O governo há muito tempo pensa em fazer uma revisão do fator previdenciário", disse Temer. A sugestão será levada à reunião de coordenação política do governo, na próxima segunda-feira. 

O fórum foi criado na véspera do Dia do Trabalho, sob a coordenação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, e tem prazo de 180 dias para apresentar uma proposta.

O governo vai negociar mudança no texto da medida provisória aprovado pela Câmara, com novas regras que acabam com a aplicação automática do fator previdenciário, no Senado, desde que isso não implique atraso na tramitação. Outro caminho é o veto presidencial.

"A questão do veto é uma questão da presidente. Não estou dizendo que seja vetado ou sancionado. Isso eu não sei dizer. O importante é que haja uma solução para o fator previdenciário", disse Temer.