ASSINE
search button

Enem 2015 abre inscrições dia 25 de maio

Provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Taxa de inscrição subiu para R$ 63

Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (14) que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. 

A taxa de inscrição sobe para R$ 63. Estará isento de taxa quem declarar carência e os alunos da rede pública no último ano do ensino médio. No entanto, o ministro da Educação, Janine Ribeiro, adverte: "O participante que for isento e não comparecer ou justificar não será isento na próxima edição”. "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine.

O MEC avalia que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios.

>> Enem descarta Correios e cobra e-mail dos candidatos

No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.