ASSINE
search button

Temer diz que país precisa de 'políticos à altura de desafios'

Vice-presidente afirma que respeito institucional é essência da atividade política

Compartilhar

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que o Brasil "precisa de políticos à altura dos desafios do país" e que o "respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura". A nota é uma resposta às declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros, que, mais cedo, disse que a coordenação política do governo não pode se transformar em uma “articulação de RH [recursos humanos]” para “distribuir cargos e boquinhas”.

>> Coordenação política não é distribuição de "cargos e boquinhas", diz Renan

Na nota, Temer disse que não usará o cargo que ocupa para agredir autoridades de outros Poderes. “Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais”, explicou o vice-presidente, que, desde o início deste mês, acumula as funções de articulação política do governo, após a extinção do cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Michel Temer esclareceu ainda que o Brasil vive um momento histórico e que, por isso, precisa “de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados”. Durante entrevista pela manhã, Renan Calheiros disse que não iria indicar cargos ao Executivo, por ser este um papel incompatível com um Senado independente.

“Trabalho hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico, em benefício do povo brasileiro. Se outros querem sair dessa trilha, aviso que dela não sairei”, acrescentou Michel Temer.