ASSINE
search button

PT anuncia que não vai receber doações de empresas privadas 

Compartilhar

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, informou nesta sexta-feira (17/4) que a legenda não vai receber financiamento empresarial em suas campanhas políticas. Falcão disse que, a partir de agora, o financiamento acontecerá exclusivamente por meio de doações de pessoas físicas.

A declaração aconteceu durante a entrevista coletiva no Diretório Nacional, em São Paulo, após a eleição para o cargo de Tesoureiro, deixado esta semana por João Vaccari. A decisão ainda será submetida a referendo durante o 5º Congresso Nacional do PT, previsto para acontecer em junho, em Salvador, na Bahia. 

Segundo Falcão, o partido elabora um mecanismo transparente para receber as doações da sociedade. O objetivo é criar uma ferramenta eletrônica onde o cidadão possa colaborar financeiramente com o PT. Os valores das contribuições deverão variar entre R$ 15 e R$ 1 mil. “A decisão é um gesto do partido para lutar pela mudança na lei de doações”, disse Falcão.

Essa experiência já foi realizada durante a última campanha,  segundo a Secretária de Coordenações Regionais , Vívian Farias, quando a Juventude do PT fez um ensaio e o modelo foi aprovado. “Parte do que foi arrecadado foi gasto exclusivamente para a campanha”, explicou.