ASSINE
search button

Datafolha: Aprovação do governo de Dilma se mantém estável em 13%

Percentual é o mesmo do estudo anterior, divulgado em março, pelo Datafolha

Compartilhar

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (11/4) aponta que a aprovação à presidente Dilma Rousseff, medida pelo número de pessoas que consideram o governo "ótimo" ou "bom", permanece em 13%. Um estudo divulgado em março revela o mesmo percentual. A popularidade da presidente, de acordo com o Datafolha, parou de cair. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O recente estudo ouviu 2.834 pessoas em 171 municípios do país, entre os dias 9 e 10 de abril.  

O Datafolha destaca que a taxa de aprovação da presidenta só é comparável com os piores momentos dos ex-presidentes Itamar Franco (12% em novembro de 1993) e Fernando Henrique Cardoso (13% em setembro de 1999). 

O instituto abordou ainda as expectativas para a economia. O resultado aponta para um patamar estável. Setenta e oito por cento dos entrevistados disseram que a inflação deve subir no próximo período, enquanto 70% das pessoas acham que o desemprego vai aumentar. E para 58% dos entrevistados, a situação econômica "deve piorar".

O Datafolha informa ainda que 63% dos entrevistados apoiam a abertura de processo de impeachment contra a presidenta Dilma. Deste total, 37% das pessoas dizem saber que, caso o processo leve à cassação do mandato da presidenta, o cargo será ocupado pelo seu vice, Michel Temer (PMDB). Mas somente metade dos perguntados acertou o nome do atual vice-presidente.

O levantamento diz ainda que, para 57% da população, Dilma sabia da corrupção na estatal e deixou acontecer. Vinte e seis por cento opinaram que ela sabia do esquema, mas nada poderia fazer nada para impedir que ocorresse. Já o apoio aos protestos contra Dilma é de 75%. 

O Datafolha abordou ainda o caso de corrupção na Petrobras. Dos entrevistados, 75% associam Dilma ao caso. A corrupção foi apontada no ranking de maiores preocupações dos brasileiros, por 22% das pessoas abordadas. A saúde foi apontada por 23%. 

O instituto destaca que se houvesse nova eleição presidencial caso Dilma fosse cassada, o senador Aécio Neves (PSDB) alcançaria 33% das intenções de voto, contra 29% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Resultado do levantamento sobre o governo de Dilma Rousseff:

Ótimo/bom: 13%

Regular: 24%

Ruim/péssimo: 60%

Não sabe: 1%