ASSINE
search button

Thomaz Alckmin é enterrado no interior de São Paulo

Filho do governador de SP foi uma das cinco vítimas da queda de um helicóptero

Compartilhar

O corpo de Thomaz Alckmin, 31 anos, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi enterrado no início da noite desta sexta-feira (3) no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba. No mesmo local estão enterrados o pai e a mãe do governador -- Geraldo José Rodrigues Alckmin, morto em 1998, e Miriam Alckmin, que faleceu em 1963.

Amigos íntimos da família e autoridades compareceram ao enterro e ao velório, que foi realizado nesta manhã no Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na capital paulista. O cortejo chegou sob aplausos, após um atraso provocado pela chegada da filha mais velha de Thomaz, Isabella, 10 anos, que vive na Europa com a mãe. Centenas de outras pessoas também compareceram ao cemitério, mas ficaram separados dos familiares a amigos de Thomaz.

O senador José Serra (PSDB), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes e o deputado federal Paulo Maluf (PP) estiveram no velório. De lá, um cortejo seguiu até o cemitério municipal, onde aconteceu o sepultamento.

Thomaz morreu quinta-feira (2) na queda de um helicóptero da empresa Seripatri em Carapicuíba. No acidente, morreram também o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, de 42 anos, Erick Martinho, de 36 anos, e Leandro Souza, de 34 anos. O Jornal do Brasil anunciou às 19h30 de quinta-feira que havia no helicóptero o filho de uma autoridade. A notícia foi confirmada às 22h, quando oficialmente foi divulgado que a vítima era Thomaz, filho do governador do Estado de São Paulo. Em respeito à ausência do governador na cidade de São Paulo, o JB tomou o cuidado de não publicar o nome do filho da autoridade antes da divulgação oficial.

O filho caçula do governador trabalhava como piloto e acompanhava um voo de teste após manutenção da aeronave. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato e deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida, com aproximadamente um mês.

Dilma lamenta morte do filho mais novo de Geraldo Alckmin 

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota em que manifesta pesar pela morte de Thomaz Alckmin. Dilma presta solidariedade ao governador e à primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, e também aos parentes das outras vítimas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, mais quatro pessoas morreram na queda do helicóptero.

“Com muito pesar e tristeza, apresento ao governador Geraldo Alckmin e à sua esposa, senhora Maria Lúcia Alckmin, meus sinceros e profundos pêsames pela morte de seu filho Thomaz Alckmin, que estava entre as vítimas do trágico acidente de helicóptero, ocorrido em São Paulo. Presto, neste momento de dor e consternação, minha solidariedade e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das  vítimas”, diz o texto divulgado ontem à noite pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

PT, Lula e ministros lamentam morte  

O Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns ministros divulgaram notas lamentando a morte do filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e prestando solidariedade à família. 

“O Partido dos Trabalhadores lamenta o acidente de helicóptero ocorrido em Carapicuíba, São Paulo, na tarde desta quinta-feira, no qual morreram cinco pessoas, dentre as quais o filho do governador Geraldo Alckmin e da dona Lu Alckmin, o jovem Thomaz Alckmin. Além de nossa profunda solidariedade à família Alckmin, manifestamos, também, nossa solidariedade às famílias das demais vítimas desta terrível tragédia”, escreveu o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em nome da legenda.

Em mensagem assinada junto com dona Marisa Letícia, o ex-presidente Lula prestou sentimentos e solidariedade ao governador Geraldo Alckmin, à primeira-dama Lu Alckmin, à esposa, aos irmãos e às filhas de Thomaz Alckmin, além de condolências aos familiares e amigos do piloto Carlos Haroldo Esquerdo Gonçalves e demais tripulantes do helicóptero que faleceram.

“Diante de uma tragédia na qual não há palavras que possam confortar pais, esposas e filhos, estendemos nosso abraço e reafirmamos nossa fé que os entes queridos permanecerão para sempre conosco na paz de Deus e em nossos corações”, expressaram Lula e Marisa.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, também divulgaram notas informando que receberam com tristeza a notícia do falecimento das cinco vítimas do acidente em Carapicuíba, entre elas o filho do governador de São Paulo. Os dois, em notas separadas, transmitiram seus sentimentos e solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas neste “momento de dor”. 

Aécio Neves diz que morte de Thomaz Alckmin é "perda irreparável" 

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, manifestou, por meio de nota, a solidariedade de lideranças e militantes do partido ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e sua família, pelo falecimento de seu filho Thomaz Alckmin. Aécio também manifestou o pesar pela morte das outras quatro vítimas do acidente de helicóptero.

Na nota, Aécio registrou que o falecimento de Thomaz é uma perda irreparável para a família e amigos. “Em nome do PSDB manifesto a solidariedade de lideranças e militantes de todo o país ao companheiro, à sua esposa e filhos neste momento de grande dor, assim como nosso pesar pelas quatro outras vítimas do acidente”, diz o texto.

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, também divulgou nota manifestando o pesar da bancada do partido na Casa pelo falecimento de Thomaz Alckmin, do piloto e mecânicos. “Neste momento de imensa dor e tristeza, a bancada do PSDB na Câmara, consternada, se solidariza e se une em orações às famílias das vítimas. Que a fé absoluta do governador conforte a ele, dona Lu e toda família”, registrou.

Vários deputados federais do PSDB também divulgaram notas e mensagens de pesar pelo falecimento de Thomaz Alckmin e mais quatro pessoas que morreram na queda do helicóptero. 

Prefeito do Rio divulga nota 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes lamentou na manhã desta sexta-feira (03) a morte do filho do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, Thomaz. O prefeito disse que não existem palavras que possam confortar os pais de Thomaz em um momento como esse.

"É com imensa tristeza e consternação que eu e minha esposa Cristine recebemos a notícia da morte trágica de Thomaz, filho do governador Geraldo Alckmin. Não há palavras que confortem o coração do pai e da mãe que perdem um filho. Nesse momento de dor, nossas orações e sentimentos estão com a família Alckmin, para que Deus os console e fortaleça." 

Velório

O velório foi restrito a amigos e à família Alckmin. O governador, seus outros dois filhos, Sophia e Geraldo, e a esposa de Thomaz, Thais Fantato, receberam amigos e familiares. O bispo Dom Fernando Figueiredo, da Diocese de Santo Amaro, celebrou uma missa por volta das 10h. O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, também fez uma oração com a família.

Estiveram presentes no velório o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; deputado Orlando Morando, o comediante Tom Cavalcanti, o vice-governador do estado, Márcio França; o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes; o secretário da Casa Militar, José Roberto Rodrigues de Oliveira; o secretário Municipal da Educação, Gabriel Chalita, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de SP, José Renato Nalini; o empresário João Doria Jr. e o cantor e apresentador Ronnie Von.

Acidente

Segundo a empresa Seripatri, responsável pela operação do helicóptero, o piloto tinha mais de 30 anos de experiência na profissão. O acidente, informou a empresa, ocorreu durante voo de teste, após a aeronave passar por manutenção preventiva.

O helicóptero era da marca Eurocopter, modelo EC 155, prefixo PPLLS, e tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo, de acordo com a Seripatri. A aeronave estava com sua documentação e manutenção em ordem. A suspeita é de que uma das pás do helicóptero tenha se soltado durante o voo.

* Com informações do Portal Terra