ASSINE
search button

Dilma: "Tenho clareza que ministro Levy foi mal interpretado"

Ministro da Fazenda teria dito que a presidente nem sempre faz as coisas de maneira efetiva

Compartilhar

Após participar da entrega de 1.032 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, em Capanema, no Pará, a presidente Dilma Rousseff disse "ter clareza" de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi mal interpretado ao dizer que ela nem sempre faz as coisas da maneira mais fácil e efetiva. "Em política, às vezes, não posso seguir sempre o caminho mais curto, porque tem uma questão de construir o consenso. É nesse sentido que ele falou. Não tem porque criarmos maiores complicações. Ele ficou bastante triste e me explicou. Eu tenho clareza de que ele foi mal interpretado", afirmou.

O jornal Folha de S. Paulo divulgou na internet a gravação com a fala do ministro, durante uma palestra em inglês para ex-alunos da escola de negócios da Universidade de Chicago (EUA), onde estudou. Nesse encontro, restrito, Levy disse que a presidente Dilma Rousseff nem sempre faz as coisas da maneira mais fácil e efetiva, embora tenha um desejo genuíno de acertar. 

Dilma também revelou que, após o ajuste fiscal vai realizar várias reformas, mas não esclareceu quais serão. "Estamos adequando a política econômica às mudanças...Tem várias reformas que temos de fazer depois dos ajustes. Eu não anuncio o que vou fazer", enfatizou.

"Brasil está na fase final da superação da extrema pobreza"

Durante a cerimônia de entrega das unidades habitacionais a presidente afirmou ter certeza que o Brasil está nesse momento, na fase final da superação da extrema pobreza. “Mas nós sempre dissemos que a superação é só o começo, porque o Brasil precisa assegurar infraestrutura social e urbana, sabemos que romper com isso é fundamental para o País”.

Dilma disse em seu discurso que sempre olha a qualidade das unidades habitacionais entregues. “Nós olhamos a qualidade do piso, das cerâmicas, se o ambiente interno é agradável. Porque as pessoas têm direito a uma vida de conforto”, declarou. Ela disse também que as famílias terão espaços de convivência e lazer e, a menos de 2 km de distância, escolas e espaços de saúde.

“Temos que dar educação de qualidade para cada um dos brasileiros. E creche é a chave para você acabar com as desigualdades de oportunidades”, explicou Dilma. Ela defendeu as construção de creches para garantir a crianças mais pobres os mesmos incentivos de uma criança de classe média. No Brasil foram contratadas durante o governo da presidente 6 mil creches e ela anunciou a construção de cinco creches em Capanema (PA).

A presidente encerrou seu discurso dizendo que este Brasil, de programas como o Minha Casa, Minha Vida, tem que continuar para todos os brasileiros e brasileiras de baixa renda que não têm casa própria. “Nós vamos continuar nessa trilha e ninguém no mundo vai nos tirar dela”, afirmou.