ASSINE
search button

Mensalão tucano está há um ano parado, sem juiz

Compartilhar

Desde que foi devolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à primeira instância, o processo conhecido como mensalão tucano está parado há uma na Justiça de Minas Gerais. Ação também não tem mais juiz, já que o titular designado se aposentou.

O caso se refere às suspeitas de caixa 2 pelo então governador do Estado, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, o mensalão tucano envolveu desvios de R$ 3,5 milhões de empresas públicas de Minas Gerais, usados na campanha eleitoral.

O esquema começou a ser investigado em 2005, em meio ao escândalo do mensalão do PT. Contudo, seu andamento teve uma velocidade bem diferente. Enquanto o mensalão do PT já foi julgado e está em fase de progressão de pena dos acusados, o tucano segue parada. 

Durante este período, Azeredo, renunciou ao mandato de deputado federal e perdeu o foro privilegiado. Apesar de a renúncia ter ocorrido em março, somente no dia 4 de dezembro de 2014 a ação penal chegou à 9ª Vara Criminal, em BH.

Com Brasil 247