ASSINE
search button

CPI da Petrobras terá quatro sub-relatorias, diz presidente da Comissão

Compartilhar

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Hugo Mota (PMDB-PB informou hoje (5) que vai criar quatro sub-relatorias na comissão. “Criaremos quatro sub-relatorias e designaremos no dia de hoje os seus membros. É uma designação nossa, designaremos os sub-relatores na manhã de hoje”, afirmou o peemedebista após questionamento do vice-líder do PT, Afonso Florence (BA) sobre a iniciativa.

A medida, anunciada durante reunião da comissão para escolha dos vices presidentes e definição do roteiro de trabalho, diminui a papel do relator, o petista Luiz Sérgio (RJ), na definição dos rumos da investigação. Mota não esperou a apresentação do roteiro de trabalho da comissão por parte do relator. Florence havia questionado a criação das sub-relatorias que, interferirá na “prerrogativa do relator de conduzir a investigação e a relatoria”, questionou. Mota respondeu que a criação e designação dos membros é uma prerrogativa do presidente. “Respeitamos o acordo para indicar o relator, mas também não vamos deixar de agir naquilo que também é prerrogativa do presidente”, respondeu.

A criação de sub-relatorias tem sido apontado como um expediente da oposição para minimizar a atuação do PT na CPI. No primeiro dia para recebimento de requerimentos, partidos da oposição protocolaram diversos pedidos de criação de sub-relatorias. Até o momento, a CPI, que foi instalada na semana passada para investigar irregularidades cometidas na estatal, envolvendo esquemas de corrupção e desvio de dinheiro público, conta com 334 requerimentos na pauta.