ASSINE
search button

Renan e Aécio batem boca durante escolha da Mesa Diretora do Senado

Compartilhar

A decisão dos partidos que apoiam o governo de apresentar uma chapa completa para os cargos da Mesa do Senado gerou controvérsia e discussões ásperas na sessão desta quarta-feira (4). O PSDB, terceira maior bancada da Casa, alegou que a estratégia governista inviabilizou o cumprimento do princípio da proporcionalidade para o preenchimento dos cargos de direção da Casa. Os tucanos consideram ter o direito de indicar o primeiro-secretário do Senado, que seria Paulo Bauer (PSDB-SC).

— É preciso que fique claro a manobra que está sendo feita por um grupo de líderes que estão subvertendo a vontade da população ao ferir a proporcionalidade — disse o senador Aécio Neves.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que o regimento estabelece que a proporcionalidade deve ser aplicada “sempre que possível” e que, como não houve entendimento político entre os líderes, a solução a ser adotada teria que ser a votação.

— Como não há esse entendimento, não há outro caminho — afirmou Renan.

O líder do PT, Humberto Costa (PE), foi na mesma linha. E lembrou que, mesmo sendo a segunda maior bancada da Câmara, o partido acabou sem cargo na Mesa.

— E nós não estamos a choramingar pelos plenários — disse.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a oposição age de forma incoerente. Por ter apoiado uma “dissidência para a Presidência” na eleição do último domingo (1º) e ir contra a votação para o restante dos cargos.

— É claro que um entendimento seria melhor. O que foi discutido aqui e decidido para o restante da chapa foi o que foi feito pela oposição na cabeça da chapa na eleição para a Presidência. Na democracia, vale quem tem mais voto. O regimento permite a disputa — explicou.

Bate-boca

Os ânimos se acirraram em Plenário quando o entendimento da base foi formalizado pela leitura da chapa completa — sem senador do PSDB. Depois de afirmar que se tratava de uma manobra que feria o regimento e a Constituição, Aécio disse que Renan “apequenava a Casa e desrespeitava a democracia”. Renan respondeu dizendo que o tucano é “estreito” e “não tem a dimensão da democracia”.