ASSINE
search button

Jovens negros têm três vezes mais chances de serem assassinados no Brasil

Pesquisa aponta ainda 42 mil adolescentes devem morrer em razão da violência até 2019

Compartilhar

As chances de um adolescente negro ser morto no Brasil é cerca de três vezes maior que de um adolescente branco. Isto é o que afirma o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), elaborado numa parceria entre o Unicef, o Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o governo federal e a ONG Observatório das Favelas. Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quarta-feira (28), é estimado que 42 mil adolescentes morram até o ano de 2019 se não forem tomadas providências contra a violência crescente.

“A questão da violência no Brasil é voltada para um perfil de três “p”: pobre, preto e da periferia”, afirmou a secretária especial dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti. O IHA revelou que 36% das causas da morte de jovens no Brasil são por conta de assassinatos. O representante da Unicef, Gary Stahl, afirmou que a cada hora morre um adolescente negro no país. Segundo ele, o número só fica atrás da Nigéria. “Nenhum assassinato de adolescentes ou jovens deve ficar sem inquérito policial”, completou.

Os estados brasileiros que apresentaram maior número de assassinatos de jovens e adolescentes foram Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Paraíba. O município de Itabuna, na Bahia, foi considerado o estado mais perigoso. Já a capital que tem o número mais alto é Fortaleza (CE). O estudo também revelou que a probabilidade de um menino morrer é 12 vezes maior que a das meninas.

Os índices de violência letal em estados nordestinos aumentou em comparação com o restante do país. “O crime organizado busca onde há mais dinheiro, e o PIB do nordeste cresceu. Para eles, não há fronteiras entre um estado e outro”, informou Ideli Salvatti. O professor Ignácio Cano, do LAV-Uerj, acrescentou que uma explicação para o aumento desses números na região pode o crescimento econômico e demográfico rápido na região. “Nas áreas em que há a redução da pobreza, a violência aumentou. Os dados que nós temos é que a violência cresce nas áreas de rápido crescimento econômico, o que não é uma explicação definitiva”, disse o professor. “O processo de eliminação da desigualdade é progressivo”, explicou Ideli. “A política pública não implicou imediatamente a diminuição da violência, já que ela possui muitas causas”, disse. Para a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, são necessárias ações mais concretas para que hajam resultados melhores. “Nós temos um quadro que precisa de mais ações e intervenções, para que daqui a algum tempo nós possamos olhar para esses números e discutir novamente esse assunto e termos resultados e perspectivas melhores.”

Uma das ações do governo para combater o crescimento da violência no Brasil é a PEC proposta pela presidente Dilma Rousseff de integração das forças públicas estaduais e federais. O objetivo é criar centros integrados de Comando e Controle para que haja um combate único da violência no país. Sobre a questão das balas perdidas, a secretária Ideli Salvatti admitiu que é uma das “questões fundamentais”. “É impossível enfrentar casos desse tipo [bala perdida] sem a integração das forças de segurança no Brasil.”

O diretor do Observatório de Favelas, Jorge Barbosa, destaca a necessidade de mudanças. “A previsão de perder 42 mil adolescentes entre 2012 e 2019 é alarmante. Precisa ser considerado por todos nós como inaceitável”, afirmou. O diretor, ao falar sobre o novo slogan proposto pela presidente, “Pátria Educadora”, afirmou: “Nós não teremos uma pátria que educa se não tivermos uma redução da violência letal contra jovens e adolescentes. A agenda da valorização da vida deve ter metas de redução da violência.”

A ministra de Nilma Lino Gomes acrescentou que, na reunião da presidente Dilma com os seus ministros, a violência foi um ponto que terá atuação conjunta dos ministérios. “É preciso pensar em questões interministeriais para combater as mortes, principalmente em relação ao racismo”, disse.  

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira revelou ainda que a média de assassinatos de jovens no Brasil é de 3,32 a cada mil jovens. A pesquisa foi feita nos 288 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e tem como base os censos 2000 e 2010. O IHA faz parte do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PRVL).

*Do Programa de Estágio do JB