ASSINE
search button

Após apagão, Brasil importou energia da Argentina

Compartilhar

Documento divulgado nesta quarta-feira pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) mostra que, um dia após o apagão que atingiu 11 estados e o Distrito Federal, na segunda-feira (19), o Brasil importou energia da Argentina para atender a demanda. Segundo o ONS, o intercâmbio de energia foi equivalente a 165 megawatts, ou seja, 0,22% do total da energia consumida no país na terça-feira.

Ainda de acordo com o ONS, o envio da energia ocorreu pela manhã, entre 10h23 e 12h, e à tarde, entre 13h e 17h02.

>> Após apagão, governo anuncia mais energia para o Sudeste

>> Sudeste e Centro-Oeste tiveram recorde de consumo de energia antes de apagão

>> Ministro diz que não houve falta de energia e sim falha técnica

>> Desligamento de energia evitou 'desastre maior', diz diretor da Aneel

>> ONS recomenda redução de energia distribuída para SP, RJ, MG, ES e DF

Foi a primeira vez que o Brasil teve que importar energia de países vizinhos desde novembro de 2010. A importação realizada ocorreu por meio das interligações no município de Garruchos (RS). 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico disse que é um procedimento “normal e corriqueiro” a importação de energia da Argentina para suprir o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), como a ocorrida ontem (20).

A importação, segundo o ONS, é feita quando necessário e resulta de convênio firmado em 2006  com os argentinos.

Segundo nota distribuída à imprensa, o acordo cooperativo assinado no dia 1º de janeiro de 2006 entre a ONS e a  Compania Administradora del Mercado Mayorista Eletrico S/A (Cammesa), da Argentina, estabelece que “em caso de situações especiais, a Cammesa  e o ONS podem realizar importações de energia, a serem compensadas em função de acerto direto entre os dois operadores”. 

De acordo com a nota, “o  intercâmbio de energia, nos dois sentidos, vem sendo adotado em diversos momentos ao longo da vigência do acordo”.

A energia importada deve ser compensada com devolução em igual montante, não havendo transação financeira, destaca o boletim de Acompanhamento Mensal dos Intercâmbios Internacionais de dezembro de 2014 do ONS.  Neste mês, não houve troca de energia entre o Brasil e os países vizinhos Argentina, Paraguai e Uruguai. O crédito emergencial  acumulado a  favor da Argentina alcançava, até dezembro do ano passado, 9.185,81 megawatts-hora (MWh).