ASSINE
search button

Lula diz que é preciso reorganizar base de aliança com setores mais à esquerda

Ex-presidente também falou sobre maior necessidade de participação dos jovens

Compartilhar

O ex-presidente Lula declarou em vídeo divulgado na internet que a reforma política é imprescindível, e poderia começar pelo fim da lista de partidos e do financiamento público. Para ele, nos próximos quatro anos, é essencial ainda reorganizar a base de aliança do governo, que sofreu perdas desde que chegou ao poder, com setores mais à esquerda da sociedade.

Lula fazia referência à última eleição presidencial, na tentativa de responder se o fato do processo ter sido bem apertado afeta o desempenho das eleições de 2018. "Nós temos que tirar as lições da dureza desse processo eleitoral. Nós temos que saber que uma próxima eleição vai ter que se dar numa outra lógica política, porque a reforma política tem que permear a vontade do PT, a vontade dos partidos que querem mudar a lógica política desse país." 

Para o ex-presidente, essa reforma política poderia começar pelo fim do financiamento público, das coligações proporcionais e da lista apresentada por cada partido. 

O "aperto das eleições", segundo ele, deriva também do tempo do PT no poder. "Eu acho que eles foram muito, muito, duros. E serviu de lição para nós."

Lula falou ainda da perda de base do PT, desde que este assumiu o poder, como o caso do Psol, do PSTU, da Marina Silva e de Eduardo Campos. A solução então, sugeriu, é tentar reorganizar a base nos próximos quatro anos, com setores mais à esquerda da sociedade. "Se nós fizermos isso, eu acho que nós teremos grandes chances de continuar governando.

Em outro vídeo, Lula diz que é preciso que a sociedade se envolva mais nas questões políticas do país, apontando o que é preciso mudar, principalmente os jovens. "O governo tem limitações, é preciso que sociedade assuma para si a responsabilidade de ajudar a construir o Brasil", disse o ex-presidente. 

"Se você, que tem 20 anos, 22, 18 16, 17 não tem coragem de brigar, acha que vai ser um velho que vai ter coragem de brigar? É você que tem que brigar meu, caro, comece a se mexer para construir seus sonhos."