ASSINE
search button

Polícia investiga sumiço de R$ 9,2 mil de cofre de delegacia em São Paulo

Compartilhar

A Corregedoria da Polícia Civil vai apurar como R$ 9,2 mil desapareceram do cofre do 3° Distrito Policial (DP) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O dinheiro, que era produto de apreensões registradas em quatro Boletins de Ocorrência, deveria ser depositado assim que os inquéritos fossem abertos, mas sumiu antes disso, sem deixar vestígio.

O delegado titular do DP, Renato Pupo de Paula, contou que o sumiço do dinheiro foi constatado por uma funcionária durante a limpeza do cofre. Ele explicou que desde que assumiu o distrito, em agosto deste ano, realiza um levantamento dos bens e materiais apreendidos, com objetivo de aumentar o espaço da delegacia. “São tantos bens apreendidos que encheram dois caminhões”, contou. “E foi durante a limpeza da sala onde fica o cofre que a servidora do DP percebeu que o dinheiro apreendido tinha desaparecido”, comentou o delegado.

O delegado já comunicou seus superiores na Delegacia Seccional de Polícia, que agora acionará a Corregedoria da Polícia. No entanto, ao tomar conhecimento pela imprensa do sumiço do dinheiro, o delegado corregedor Domingos José Marcos disse que vai apurar o caso. “Precisamos saber ao certo o que realmente aconteceu e não podemos sair dizendo por aí que o dinheiro foi furtado, porque ele pode ter sido depositado erroneamente ou ter tido outro destino”, comentou o corregedor.

“Mas ainda é cedo para apontarmos uma causa pelo desaparecimento do dinheiro”, completou. Segundo Marcos, assim que a Corregedoria receber o comunicado, possivelmente nesta sexta-feira, ele iniciará a investigação “para desvendar o mistério”. A intenção é ouvir primeiro o delegado e depois os servidores que trabalham no 3° DP. “Mas isso vai ser feito com muito cuidado”, afirmou.

Para o delegado Renato Pupo de Paula, ainda é cedo para falar em furto. “Não trabalhamos este caso como furto, mas sim como desaparecimento”, afirmou. O delegado disse ter opinião de que o sumiço está ligado a três possibilidades. “Pode ter ocorrido uma dessas três hipóteses: negligência de algum funcionário que teria perdido o dinheiro; apropriação de bens públicos por um servidor, caracterizando crime de peculato; ou furto praticado por um terceiro que teria entrado no DP”, comentou.

Mas este não é o primeiro sumiço ocorrido dentro de um Distrito Policial de Rio Preto. Em 29 de julho, ladrões arrombaram o alambrado que cerca o prédio, invadiram o 4° DP e furtaram duas motocicletas Honda/CG 125, frutos de apreensões, que estavam com os chassis raspados. Câmeras de segurança não conseguiram filmar a ação dos criminosos, que não foram identificados - as motos não foram recuperadas.