ASSINE
search button

Enem: Polícia Federal confirma vazamento do tema da redação no Piauí

Compartilhar

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa, afirmou nesta quinta-feira (18) que houve o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. De acordo com o delegado, a foto que um estudante piauiense recebeu horas antes da prova é verídica.

Contudo, Uchôa acrescentou que não há indícios de vazamento em massa e que não há como afirmar se houve falha de segurança na gráfica que imprime os cadernos de questões.

“Confirmamos o vazamento. Houve mesmo a questão da foto, mas não sabemos de onde partiu e como vazou. A investigação está em curso e somente no final deste levantamento teremos estas informações”, disse.

A Polícia Federal do Piauí abriu inquérito em novembro após um estudante ter gravado um vídeo mostrando que teria recebido uma foto com a cópia do tema "Publicidade infantil em questão no Brasil" às 10h47m daquele dia (11h47m de Brasília), antes do horário oficial de início do exame, às 13h.

O candidato entregou seu celular à Superintendência da Polícia Federal para perícia do material. No vídeo, o estudante aparece retirando o celular de dentro de um saco lacrado fornecido pelo Inep para guarda do material. De acordo com a denúncia, a imagem com o tema da redação teria circulado em diferentes grupos de WhatsApp antes da prova.