ASSINE
search button

Graça diz que fica na Petrobras 'enquanto contar com a confiança de Dilma'

Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (17), a presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou em conversa com jornalistas que fica no cargo enquanto a presidente Dilma Rousseff quiser. "Hoje estou aqui presidente da Petrobras enquanto eu contar com a confiança da Presidência, e ela entender que eu deva ficar", afirmou.

Graça admitiu que colocou seu cargo à disposição da presidente com o objetivo de não prejudicar a divulgação do balanço não auditado da empresa, que deveria ter ocorrido na última sexta-feira 12. "O mais importante é a Petrobras. Conversamos sim (com a presidente Dilma) uma, duas, três vezes. Minha motivação (em entregar os cargos) é não travar a assinatura do balanço da Petrobras por conta da investigação", explicou.

A presidente da Petrobras informou que a divulgação do balanço não auditado da estatal foi adiada para janeiro porque a Petrobras ainda espera ter acesso ao depoimento do ex-gerente Pedro Barusco, que revelou detalhes do esquema à Polícia Federal, no âmbito da operação Lava Jato.

>> A dignidade de Graça Foster e a reação do mercado

"Consideramos prudente não divulgar o balanço, pois há um conjunto de informações que ainda não foram prestadas. Há uma expectativa de que o depoimento de Barusco também venha e novas informações podem vir", disse Graça. 

Graça Foster afirmou ainda que a demissão coletiva da diretoria também  foi debatida no Conselho de Administração. "Não conseguiria ficar sem eles. Trabalhamos juntos e compartilhamos as dificuldades. Eles têm a liberdade para tomar essa decisão. A questão é enfrentar", disse.

A presidente da Petrobras informou ainda que pretende exercer papel de liderança para resgatar moral dos funcionários da empresa, abalado pelo escândalo da Operação Lava Jato. De acordo com Graça, o diretor de compliance será escolhido a partir de lista tríplice por um headhunter contratado na semana passada pela empresa.

A presidente da Petrobras também comentou a investigação da Polícia Federal, afirmando que ela "está ensinando muito" à companhia. "Tivemos que aprender a conviver dessa forma com palavras tão incomuns", afirmou.

De acordo com Graça Foster, pode demorar anos para que todas as denúncias sejam averiguadas em sua plenitude. Entretanto, ela indicou que os diretores acreditam em sua "moral".

"Não somos os únicos capazes de materializar tudo isso, existem dentro da companhia pessoas preparadas para nos substituir, e não somos um valor isolado. Há dentro e fora da companhia pessoas que podem assumir a cadeira da presidente. Mas acreditamos em nós, na nossa moral", disse.

A presidente manifestou também que está ansiosa por ver todas as denúncias esclarecidas. "Não temos receio da verdade", disse.