ASSINE
search button

Conselho da Petrobras propõe punição em relatório a envolvidos em Pasadena

Outros documentos estão a caminho, relativos à Refinaria Abreu e Lima e o Comperj

Compartilhar

Foi aprovado pelo conselho da Petrobras o relatório da auditoria interna sobre irregularidades da Refinaria de Pasadena, que foi comprada pela estatal nos Estados Unidos. No documento, constam nomes de suspeitos de envolvimento e sugestões de punição, conforme informou Sérgio Quintella, vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas e membro do conselho.

Sobre as propostas de punição, os nomes envolvidos e a quantidade de punidos, Quintella não revelou mais informações. “É uma lista. Se é grande ou não, não vou dizer”. Segundo ele, o relatório de Pasadena já foi aprovado pelo conselho. Outros relatórios ainda estão a caminho, relativos à Refinaria Abreu e Lima (Renest) e o Complexo Petroquímicos do Rio de Janeiro (Comperj), previstos para serem apresentados ao conselho da estatal no dia 12 de dezembro.

Quintella falou ainda de outros relatórios que estão sendo preparados, mas que os que envolvem a refinaria de Pasadena, a Abreu e Lima e a Comperj são os que mais chamam a atenção. Ele elogiou ainda a criação de uma direção de governança na empresa, destacando que a proposta foi aprovada por unanimidade pelo conselho. 

"A Petrobras tem um sistema de governança muito sofisticado. O que a diretoria fará, espero eu, é acompanhar a governança. É uma empresa grande, com um número enorme de funcionários." Ele destacou ainda que o ocupante do cargo será alguém do mercado e que a Petrobras regulamentará as atribuições da diretoria em 90 dias.

Segundo o membro do conselho, a medida é importante pois sinaliza ao mercado a intenção de aprimorar a fiscalização dentro da estatal. "Acho que é uma necessidade e já poderia ter sido feita há mais tempo. Infelizmente, está sendo feita agora. Acho que será benéfica, pois passa ao mercado a intenção clara da companhia em aprimorar procedimentos, conceitos, formas de fiscalização. É positivo"

*Com informações da Agência Brasil