ASSINE
search button

'Clarín': Empresário argentino é chamado para depor sobre Petrobras

Deputado quer investigação sobre ligação da empresa com Cristóbal López, ligado ao governo Kirchner

Compartilhar

O jornal Clarín publicou neste sábado (22/11) uma matéria sobre suspeita de atividades ilegais do empresário Cristobal López com a Petrobras na Argentina. "O deputado federal brasileiro Rubens Bueno, chefe do bloco do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara dos Deputados, pretende que López viaje a Brasília para explicar suas relações com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, acusado de integrar uma rede de corrupção na petrolífera estatal, segundo adiantou em sua edição de hoje o Diario Perfil". 

Com o pedido formal, o legislador pretende investigar a operação através da qual López - dono da cadeia de estações de serviços OIL e do canal C5N, entre outros empreendimentos - comprou em 2011 a refinaria San Lorenzo em Santa Fé e 360 postos de gasolina em todo o território nacional. "Este é um negócio suspeito, como todos os que a Petrobras fez nos últimos anos”, assinalou Bueno ao jornal argentino.

A mencionada operação, concretizada no dia 2 de maio de 2011, custou ao empresário argentino 102 milhões de dólares.

Porém, o deputado brasileiro admite que López "não tem a obrigação de comparecer" porque a comissão investigadora só tem jurisdição no território brasileiro. O pedido, aliás, deveria ser avaliado nas próximas duas semanas, já que - por enquanto - o órgão não conseguiu os votos necessários para continuar com a investigação em 2015.

“Nos parece correto que se investigue, mas que todas as operações sejam investigadas e as transações da Petrobras na Argentina”, afirmou Carlos Infante, porta-voz do Grupo Indalo, a empresa que abriga boa parte do império do czar do jogo na Argentina.

No ano passado, a revista Época, do grupo Globo, publicou uma denúncia de um membro do PMDB, que acusava López de ter pagado 10 milhões de dólares em subornos para concretizar o negócio com a Petrobras.