ASSINE
search button

Líder do PSDB pede afastamento da presidente da Petrobras

Compartilhar

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (BA), entrou com representações no Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e na Procuradoria da República do Distrito Federal pedindo o afastamento de Maria das Graças Foster da presidência da Petrobras. Para o tucano, a dirigente mentiu à CPI mista da Petrobras e haveria indícios de que teria se recusado a apurar denúncias de propina dentro da estatal.

Nas representações, ele sustenta que Graça Foster entrou em contradição por ter dito aos parlamentares que tomou conhecimento de denúncias de pagamento de propina da holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras por meio de uma reportagem do jornal Valor Econômico. Na CPI, ela disse que uma investigação interna da estatal não tinha sequer encontrado indícios de pagamento.

Em uma entrevista coletiva no último dia 17, Graça disse, no entanto, que soube do pagamento de propina alguns meses depois da investigação interna da Petrobras. Por esse motivo, a SBM foi proibida de contratar com a Petrobras em maio, antes do depoimento à CPI.

Para o tucano, Graça Foster mentiu e usou seu cargo para dificultar a investigação. “Tudo isso sem falar na continuada insistência nos diversos depoimentos no Congresso Nacional de que o negócio em Pasadena não teria qualquer irregularidade, mesmo sabendo de diversos indícios da falcatrua”, disse.

A partir dos indícios, Imbassahy pediu para a procuradoria do DF também apurar a possibilidade de instaurar inquérito criminal para investigar a prática de falso testemunho e prevaricação.