ASSINE
search button

Dirceu assina termo que libera regime aberto

Compartilhar

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu assinou nesta terça-feira, na Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, o termo que o libera para cumprir prisão em regime aberto, já autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Dirceu chegou em uma caminhonete preta e aguardou por cerca de dez minutos em uma entrada lateral. Depois, o carro deu a volta no prédio e o deixou em frente à porta principal. O ex-ministro estava acompanhado do advogado José Luis de Oliveira Lima. Ele passou entre jornalistas e alguns populares que estavam na entrada.

Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa, Dirceu foi preso no dia 15 de novembro de 2013. Ele cumpria pena no regime semiaberto e, em junho, obteve o direito a trabalhar fora durante o dia na biblioteca de um escritório de advocacia em Brasília.

Em outubro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou a favor da concessão do regime aberto para Dirceu, após o Centro de Progressão Penitenciária de Brasília, prisão onde Dirceu dormia à noite, ter confirmado que ele preencheu o requisito do bom comportamento.

José Dirceu terá de ficar em casa das 21h às 5h nos dias úteis e todo o tempo nos finais de semana e feriados. Ele também não poderá portar armas, fazer uso de bebidas alcoólicas, frequentar bares nem deixar o Distrito Federal sem autorização judicial. Além disso, terá de comparecer à Vara de Execuções Penais a cada dois meses e não poderá ter contato com outros condenados.