ASSINE
search button

Mesmo com chuva, nível do Sistema Cantareira cai para 12,2%

Compartilhar

A chuva que caiu na cidade de São Paulo na noite de sexta-feira e madrugada deste sábado não ajudou o Sistema Cantareira, reservatório que abastece boa parte da região metropolitana, a recuperar o volume armazenado, que vem caindo constantemente.

De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o reservatório opera com 12,2% da capacidade neste sábado, já com a segunda cota do volume morto. Na sexta-feira, o volume estava em 12,4%.

Em outubro, o volume de chuva no sistema foi de menos de 1/3 da média para o mês. Segundo a Sabesp, a média histórica para outubro é de 130,8mm de chuva. No mês passado, choveu apenas 42,5mm no Sistema Cantareira.

A chuva desta madrugada acumula 2,9mm na área do reservatório. A média histórica para novembro é de 161,2mm, o que indica ser um mês mais chuvoso do que o passado.

Desconto na tarifa

Apartir deste sábado começa a valer o novo bônus por economia de água no Estado de São Paulo. Tem direito ao desconto no valor da conta os domicílios que economizarem a partir de 10% o consumo de água. Os descontos valem para os municípios da região metropolitana de São Paulo e das regiões de Campinas e Bragança Paulista.

Com a ampliação do bônus, o imóvel que tiver redução maior ou igual a 10% e inferior a 15% no consumo terá um desconto de 10% na tarifa. Se a redução do consumo for igual ou superior a 15% e inferior a 20%, o desconto será de 20%. Continua valendo o desconto de 30% para quem economizar pelo menos 20%.