ASSINE
search button

Prefeitura de SP anuncia 12 ciclovias em pontes das marginais 

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo anunciou nesta terça-feira que construirá 12 travessias para ciclistas sobre as marginais dos rios Pinheiros e Tietê. Esse número ainda pode aumentar, já que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) faz estudos para implantar as vias nas outras 16 pontes existentes nas marginais. 

De acordo com a secretaria, em uma primeira fase quatro pontes serão contempladas e receberão apenas pintura e obras de pequeno porte. Mais oito devem receber ciclovias num segundo momento, por exigirem obras de engenharia civil de maior porte.

Os primeiras quatro locais a receberem ciclovias serão a ponte Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza), sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias; ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria), sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional central; ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia), sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional central; ponte Vitorino Goulart da Silva, sobre o rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos.

Na segunda etapa, serão implantadas vias para bicicletas na ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva), sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central; na ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme), sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central; na ponte Cruzeiro do Sul, sobre o rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos; na ponte das Bandeiras, sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana; na ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde); sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido centro; na ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão); sobre o rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central; na ponte dos Remédios (Carmen Fernandes Neves), sobre o rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos; na ponte Jurubatuba, sobre o rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central.

A prefeitura planeja implantar 400 km de ciclovias até o fim de 2015. Atualmente, a cidade dispõe de 82,9 km de vias destinadas aos ciclistas implantadas pela gestão do prefeito Haddad. As ciclovias são caracterizadas pela segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, dotadas de sinalização vertical e horizontal específicas (placas e pintura de solo).

Segundo a CET, o estudo para a implantação das ciclovias leva em consideração as ligações perimetrais e radiais (constituição de rede estrutural cicloviária), conectividade dos trajetos, a menor distância possível na viagem, a importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.), integração modal com transporte de média e alta capacidade, uso da estrutura como meio de transporte, preferência por ruas secundárias, não se eliminar a faixa de rolamento, implantar preferencialmente no lado esquerdo e ser preferencialmente bidirecional.