ASSINE
search button

Analista fez texto contra Dilma, diz presidente do Santander

Compartilhar

O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, disse no domingo, durante um evento do banco no Rio de Janeiro, que o informe enviado neste mês aos clientes de alta renda relacionando a melhora da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto com uma piora na economia, não expressa a opinião da instituição. Segundo ele, o material foi produzido por um analista e distribuído sem que a direção do Santander fosse consultada.

Botín também afirmou que o presidente do banco no Brasil, Jesús Zabalza, já deu explicações ao governo brasileiro sobre o texto. O Santander informou que está tomando as medidas internas cabíveis sobre o assunto, mas não especificou quais são elas.

O texto que fez referência à presidente Dilma foi enviado no comunicado Você e Seu Dinheiro, publicado juntamente com o extrato dos clientes Select do banco, que mostra uma breve análise financeira para que os correntistas possam gerenciar seus investimentos. "Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia, revertendo parte das altas recentes", afirmou o informe. 

Em nota, o banco pediu desculpa aos clientes e afirmou que o texto não deveria ter viés político ou partidário. O Santander afirmou que "adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas".

O banco também informou que "o texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação", informou a nota.