ASSINE
search button

Inscrições do Sisutec são prorrogadas até domingo

Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até domingo (27) o prazo de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que terminaria hoje (25).  A inscrição é feita pela internet, no site do Sisutec

O programa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. Nesta edição, são ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, ou privadas como bolsistas integrais.

Segundo o MEC, os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros. Até as 11h o número de inscritos ultrapassou os 300 mil. Na primeira edição, no segundo semestre de 2013, foram 383.080 inscritos.

O resultado da primeira chamada do Sisutec será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos os que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo para o programa ocorre duas vezes por ano.