ASSINE
search button

TJDF mantém preso ex-governador Paulo Octavio

Compartilhar

O desembargador João Batista Teixeira, da 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, negou, nesta quinta-feira (5/6), pedido de liminar da defesa do ex-governador do Distrito Federal Paulo Octavio (PP), preso preventivamente na última segunda-feira, sob suspeita de envolvimento num esquema de liberação de alvarás para construções irregulares. Paulo Octavio, ex-deputado e ex-senador, é um dos maiores empresários da construção civil em Brasília. O mérito da petição deverá ser julgado na próxima quinta-feira (12/6).

Paulo Octavio está preso no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em face de mandado de prisão expedido pelo juiz Wagno Antonio de Souza, da 2ª Vara Criminal de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. São pelo menos cinco as denúncias contra o empresário, entre as quais corrupção ativa e falsidade ideológica em documento público.

As investigações começaram no ano passado, com a deflagração da Operação Átrio, e apuram a atuação de uma suposta organização criminosa que corrompia agentes públicos para violarem normas urbanísticas e ambientais referentes a vários empreendimentos imobiliários em Taguatinga e em Águas Claras. 

Além da concessão irregular de alvarás, a construção dos imóveis provocou danos urbanísticos. Um dos empreendimentos investigados é o JK Shopping, em Taguatinga Norte, erguido pelas organizações Paulo Octávio. Segundo o MPDFT, a empresa dele teria apresentado uma planta com vagas fictícias de estacionamento.