ASSINE
search button

Financial Times: Brasil, terra do futebol, desiludida com a Copa 

Compartilhar

O jornal inglês Financial Times publicou uma reportagem neste domingo (25) relatando que os brasileiros não estão ansiosos em relação à Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Segundo o autor, não são só as greves e protestos que dão esta impressão, mas também a falta de decoração nas ruas. Normalmente, afirma a matéria, ela já teria começado logo após o Carnaval.

O texto aponta duas causas para a falta de entusiasmo. Primeiro, a ansiedade diante da Copa poderia envergonhar os brasileiros diante do resto do planeta. Além disso, as pessoas podem estar relutantes em se associar a um evento envolvido em críticas de corrupção e gasto excessivo de dinheiro público quando serviços básicos não são entregues.

A segunda possibilidade é de que os brasileiros estão mais velhos e ocupados do que estavam durante os triunfos nas últimas décadas, o que os deixa com menos tempo para pensar sobre futebol. A porcentagem de pessoas entre 15 e 24 anos caiu em 21% em 1980 para 17% agora, segunda dados do Nomura e do IBGE. Ao mesmo tempo, o número de brasileiros de 25 a 29 anos cresceu de 35% de 1980 para 48%. Quase que totalmente as pessoas nesta faixa etária estão  empregadas. O desemprego é o mais baixo em muito tempo, atingindo 4,9% em abril, comparado com os 12% de uma década atrás. 

De acordo com a matéria, o governo está se esforçando com a publicidade, dizendo aos brasileiros que esta é a "Copa das Copas", ou a maior Copa de todos os tempos, e tentando convencê-los que o torneio é deles. O jornalista acredita que a energia dos cidadãos retornará assim que os times internacionais começarem a chegar.