ASSINE
search button

Em meio a protesto de professores, jogadores da Seleção se apresentam no Rio

Profissionais das redes municipal e estadual fizeram ato para apresentar a situação da Educação

Compartilhar

A apresentação dos jogadores da Seleção Brasileira na manhã desta segunda-feira (26), no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, foi palco de mais uma manifestação de professores das redes municipal e estadual, que estão em greve há duas semanas.

Os jogadores que jogam no exterior começaram a chegar nas primeiras horas desta segunda-feira, e se reuniram num hotel que fica no aeroporto, de onde seguiram para a Granja Comary, em Teresópolis. Por volta das 10h, um grupo de professores se posicionou em frente ao hotel com faixas e cartazes, pedindo mais verba para a educação. Eles chegaram a cercar o ônibus onde os jogadores da Seleção estavam e interditaram uma das vias de saída do hotel. O veículo teve que fazer um desvio para seguir viagem. Nesse momento, houve uma correria e os policiais tentaram dispersar os grevistas. Ninguém ficou ferido.

Após a saída do ônibus da Seleção, os grevistas continuaram com o protesto e caminharam até o Aeroporto Internacional. "A nossa intenção é aproveitar a presença da mídia nacional e, principalmente, da internacional para também apresentar a situação dos professores do Rio.", disse uma das integrantes da Comissão de Greve, Marta Moraes. Segundo ela, os professores paralisados exigem do governador Pezão e do prefeito Eduardo Paes mais investimentos para a categoria. "A gente exige mais educação para o Estado", afirmou Marta.

Marta Morais informou que os profissionais das redes públicas que estão em greve desde o dia 12 de maio vão se reunir na próxima sexta-feira (30/5), em uma assembleia que será realizada no Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte da cidade. No dia anterior, na quinta-feira (29), a comissão de greve deve participar de um encontro com a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, para debater os temas reivindicados pela classe. "O resultado dessa reunião será levado para a assembleia e ainda estamos aguardando uma posição do governo do Estado. A partir daí, vamos decidir o rumo da greve unificada.", explicou Marta.

Os grevistas revindicam o cumprimento dos acordos estabelecidos durante a última paralisação, que durou 70 dias. A categoria alega que ainda não há 1/3 de atividades extra-classe, não houve redução de 40 para 30 horas semanais, controle quantitativo dos alunos, nem revisão da matriz curricular. Além disso, eles reclamam da diferença salarial entre professores da rede municipal, que estariam recebendo entre 18 e 25 reais por hora/aula.  

"Agora é dar a vida pelo hexa", diz Fred em apresentação 

Confiante e de bom humor, o atacante Fred, do Fluminense, foi o segundo jogador da Seleção Brasileira  a se apresentar para o início dos preparativos para a Copa do Mundo, num hotel próximo ao aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. "A partir de agora vamos dar a vida para trazer esse hexa", afirmou o camisa 9, que chegou cerca de 45 minutos após o goleiro Jefferson, o primeiro a dar as caras neste primeiro ato oficial de reunião dos comandados de Felipão.

"A satisfação para mim é enorme como brasileiro, é algo que eu sonho desde criança e estou agora realizando", completou ainda o jogador, cercado por um batalhão de jornalistas em frente ao hotel. De lá, com o grupo reunido, os atletas seguem para a Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio, local que será a sede da concentração brasileira para o Mundial.

>> Dante chega de táxi e quase despista batalhão de jornalistas

>> Seleção se apresenta com Neymar em xeque e reservas em alta

Sem atuar desde que foi expulso no final de semana retrasado na derrota por 1 a 0 do Fluminense diante do Grêmio, Fred garantiu estar "bem psicologicamente, fisicamente e emocionalmente".

"O plano é dar o melhor, fazer o maior número possível de gols para ajudar a Seleção a conquistar o título. Esse é sempre o meu primeiro objetivo", afirmou ainda o atacante, no discurso padrão de quem pensa, primeiramente, na taça de campeão dentro da premissa básica da nova família Scolari.

Logo após a chegada de Fred, dois defensores da Seleção Brasileira também se apresentaram: os zagueiros David Luiz, ex-Chelsea, e Dante, do Bayern de Munique.

Com Portal Terra