ASSINE
search button

Exército e GDF definem ações de segurança para a Copa do Mundo 2014

Compartilhar

O Exército e os órgãos de segurança do Distrito Federal se reuniram hoje (2) para definir os últimos detalhes do planejamento das ações de segurança que serão adotadas no período da Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho. Pelo cronograma, o Exército atuará na prevenção a eventuais ataques terroristas e na proteção das estruturas consideradas estratégicas, como aeroporto, estádio, hotéis, estações de energia e no deslocamento de seleções.

Contenção de eventuais manifestações, proteção a torcedores e trânsito, por exemplo, ficarão a cargo das forças de segurança locais. “O planejamento nosso de defesa já está completo, baseado em experiências adquiridas com a Copa das Confederações, os Jogos Olímpicos de Londres e a última Copa do Mundo, na África do Sul. Isso foi atualizado, de forma que montamos cenários, os mais realísticos possíveis, para preparar as tropas para possíveis ameaças que aconteçam”, disse o general Gerson Menandro.

Segundo ele, em torno de 3.000 soldados ficarão de prontidão para situações de emergência, caso aja solicitação do governo local. “Temos uma força bem grande, como força de contingência, caso os órgãos de segurança pública precisem e nos solicitem, poderemos atuar em conjunto”.

Já está definido que o jogo entre Goiás e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, que será no Estádio Mané Garrincha, no dia 18 de maio, servirá de teste para o esquema de segurança. Além disso, os grupos de coordenação do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional farão duas operações de preparação. Entre os dias 16 e 21 de maio e 2 e 6 de junho serão adotados os mesmos procedimentos previstos para os dias de jogos do mundial.