ASSINE
search button

Dilma sobrevoa área atingida por enchente no Norte do país

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou na manhã deste sábado as áreas atingidas pela cheia em Rondônia, de acordo com informação do Blog do Planalto. Em seguida, esteve reunida com autoridades de Rondônia para tratar da ajuda federal às famílias atingidas pela enchente do rio Madeira, em Porto Velho. Ela repetirá a agenda no Acre. "Vamos tomar todas as medidas possíveis para ajudar a população atingida", disse a presidente. 

Ela anunciou também que o "Minha Casa, Minha Vida" vai dar prioridade às famílias atingidas pela cheia. A presidente também afirmou que é um "absurdo" atribuir às barragens a responsabilidade pela cheia em Porto Velho e apontou que Brasil tem vivido fenômenos naturais "muito sérios", como a cheia do Madeira e a seca no Centro-Oeste.

Ao todo, o Estado recebeu R$ 7 milhões do governo federal. Nesta semana, o nível do rio Madeira atingiu nova marca histórica e chegou a 19,10 metros. O governo federal já reconheceu situação de emergência em Rondônia, e está avaliando o pedido para que seja decretado estado de calamidade pública na capital, informou o Ministério da Integração Nacional.

No momento, cerca de 100 mil pessoas estão isoladas pelas enchentes no Estado. Mesmo em Porto Velho, 2,4 mil famílias tiveram de deixar suas casas devido a cheia. O acesso aos municípios fronteiriços de Nova Mamoré e Guajará Mirim só pode ser feito por avião, e a rodovia que liga o Estado ao Acre segue alagada, o que compromete o abastecimento na região.

Visita ao Acre

A agenda oficial da Presidência previa inicialmente que Dilma sobrevoaria apenas Rondônia, mas ela estendeu a visita ao Acre. Depois da reunião em Porto Velho, a presidente embarcou para Rio Branco, onde conversará com o governador Tião Viana e também fará um sobrevoo no Estado.