ASSINE
search button

Adidas suspende vendas de blusas do Brasil com conotação sexual

Embratur repudiou vínculo de imagem do Brasil à conotação sexual

Compartilhar

A fabricante de material esportivo Adidas informou nesta terça-feira (25) que suspendeu as vendas de modelos de camisetas feitas para a Copa do Mundo e que continham conotação sexual. As peças estavam à venda no site da empresa nos Estados Unidos e irritaram o governo brasileiro. 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) repudiou "veementemente" a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais. Segundo nota no site do instituto, a Embratur entrou em contato com a Adidas para que retirasse do mercado as camisetas que vinculam o Brasil a propagandas sexuais. 

"No que se refere à promoção turística do Brasil no exterior, realizada pela Embratur, nenhuma campanha ou ação desenvolvida pela autarquia usa qualquer imagem ou mensagem que traga conotação sexual ou que sirva de incentivo para essa prática criminosa. O Instituto tem como meta mostrar um País culturalmente diverso, com roteiros turísticos repletos de ícones patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade", diz a nota. 

O presidente da Embratur, Flávio Dino, reforça a repressão ao chamado “turismo sexual”. “A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma Dino. “Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”. Para o presidente, o Brasil vive um momento em que o governo luta para não passar a imagem com apelo sexual internacionalmente. Dino afirma, ainda, que as camisetas fabricadas pela Adidas não retratam a realidade do país. 

Dilma: Brasil está pronto para combater o turismo sexual durante a Copa

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça (25) que o Brasil está feliz em receber turistas que virão para a Copa do Mundo, mas ressaltou que o país também está pronto para combater o turismo sexual. “O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no #Carnaval e na #CopaDasCopas”, escreveu a presidente em sua conta no microblog Twitter.

Dilma disse que o Ministério do Turismo, a Secretaria de Política para as Mulheres e a Secretaria de Direitos Humanos estão firmes no combate à exploração sexual durante os dois grandes eventos. A manifestação da presidente ocorreu em meio à polêmica em torno da linha de camisetas, com apelo sexual, relacionadas à Copa no Brasil e produzidas pela Adidas, uma das patrocinadoras oficiais da competição.

A presidente aproveitou para divulgar o telefone para as denúncias com relação a esse tipo de  crime. “Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes Disque 100”, escreveu. A Copa do Mundo será realizada em 12 capitais do país nos meses de junho e julho deste ano.