ASSINE
search button

Papa Francisco nomeia dois bispos do Rio

Dom Nelson Ferreira assumirá a diocese de Valença e Antonio Carlos Santos a de Caicó

Compartilhar

De acordo com o escritório de imprensa do Vaticano, Dom Nelson Francelino Ferreira, de 49 anos, foi nomeado, na manhã desta quarta-feira (12), o novo bispo da cidade de Valença, no Vale do Paraíba. O monsenhor era bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião e pároco na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio. Também no anúncio, Antonio Carlos Cruz Santos, de 52 anos, que tinha o cargo de superior pró-provincial da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração no estado do Rio de Janeiro, foi nomeado bispo, desta vez do município de Caicó, no sertão do Rio Grande do Norte.

Dom Nelson Francelino foi encarregado de exercer a função de bispo de Valença após a renúncia do, até então bispo da cidade, Elias James Manning. O americano, que completou 75 anos em 14 abril de 2013, abdicou do cargo em função do Código de Direito Canônico, que prevê a renúncia por causa da idade. Elias Manning estava na diocese de Valença desde março de 1990, com lema “Tu és o Sumo Bem”.

Segundo o site da arquidiocese do Rio, Dom James está viajando e por isso não pode estar presente no anúncio do novo bispo. Contudo, enviou uma nota pública agradecendo pelo trabalho exercido na diocese de Valença durante 23 anos. “Agradeço pela oração, amizade e colaboração oferecidas em benefício do crescimento do Reino de Deus em nossos nove municípios, desde 13 de maio de 1990, quando Deus me chamou para o Seu serviço nesta região. Que Jesus, o Bom Pastor, recompense a todos pela bondade!", disse.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, Dom Nelson Francelino disse estar surpreso com a nomeação, mas feliz por servir ao Reino de Deus. “Recebi o comunicado de nomeação no final de janeiro, mas tive que manter sigilo pontifício até a publicação. Como o anúncio foi dado na manhã de hoje, ainda não tive a oportunidade de falar com os fiéis, mas confesso não ser amigo de despedidas. Terei dois meses para fazer o despacho final e assumir oficialmente a diocese de Valença, então deixarei as coisas acontecerem gradativamente, de forma tranquila”, afirmou.

Entenda quem é Dom Nelson Francelino

Nelson Francelino Ferreira nasceu no município de Sapé, na Paraíba e foi ordenado sacerdote em agosto de 1990, na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Fez bacharelado em Filosofia e Teologia,além de mestrado e doutorado em Teologia Sistemática. Em 2010, Francelino foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio e recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 2011.

Ainda de acordo com o site da arquidiocese do Rio, a posse de Dom Nelson será realizada no dia 5 de abril às 16h na catedral Nossa Senhora da Glória, em Valença. Porém, segundo o novo bispo, uma reunião com os padres da cidade já está marcada para o próximo dia 26. "Eu já tinha um pouco de contato com a Diocese de Valença, uma vez que fiz vários encontros na cidade durante minha liderança como padre da juventude do estado do Rio. Apesar de conhecer boa parte do clero de Valença, uma reunião é sempre necessária", explicou Dom Nelson.

Em uma carta à diocese de Valença, Dom Nelson destaca que ser bispo não é uma honra, mas um serviço e, por isso, respondeu sim ao chamado para assumir o pastoreio dessa diocese. "Mesmo sem conhecê-la em profundidade, já posso dizer que a amo intensamente", diz a nota. Por conta da mudança do novo bispo para Valença, no final de março, o monsenhor Aroldo Ribeiro, atual pároco da Catedral São Sebastião, no centro do Rio, assumirá a paróquia de Copacabana. 

Já o bispo Antonio Carlos Cruz Santos, também nomeado na publicação de hoje e que assumirá a diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte, disse que só aceitou o cargo após ter a confirmação divina. "Há 15 dias o embaixador do Vaticano no Brasil me ligou dizendo que o pontífice tinha me convidado para ser bispo no norte do país. Eu pedi um tempo para orar, precisava do discernimento de Deus. Dois dias depois Ele me confirmou e aceitei a missão", explicou.

De acordo com o ex- superior pró-provincial da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração, ainda não há previsão para posse, mas em prazo de três meses o cargo deve ser assumido, já que a diocese de Caicó está sem bispo a mais de um ano, com apenas a administração do padre Ivanoff.

"Eu não conheço nada daquela região, mas acolhi com muita alegria a missão, porque apesar de ser carioca, minha família é de origem nordestina. Não conheço o Rio Grande do Norte, mas essa comunhão com o Papa Francisco, com essa vida simples, me dá força para assumir o cargo. Vou colaborar para os fiéis de lá, mas também irei aprender muito", afirmou Antonio Carlos Cruz.

Quem é Antonio Carlos Cruz 

O novo bispo do município de Caicó nasceu no Morro do Cantagalo, na zona sul do Rio e foi ordenado padre em 1992. Em 2002, ficou um ano sabático percorrendo países, como Venezuela, Guatemala, Roma, Espanha e França, a fim de concluir o semestre noviço.Ele tem bacharelado em Filosofia e Teologia, além de ser especializado em acompanhamento espiritual. Há dois anos atuava como superior pró-provincial da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração, residindo em Juiz de Fora, Belo Horizonte.

Ainda segundo o novo bispo, o primeiro contato com a diocese de Caicó foi feito na tarde de hoje, através de uma ligação com o padre Ivanoff. Nela, ficou definido que o administrador viria em março para uma reunião no Rio, e em abril Antonio faria sua primeira visita ao sertão do Rio Grande do Norte. 

* Do projeto de estágio do Jornal do Brasil