ASSINE
search button

Lula: '2014 será ano do reconhecimento da seriedade e competência de Dilma'

Compartilhar

Elencada como um dos 11 líderes latino-americanos "que deixaram sua marca no ano" em reportagem do jornal espanhol El País, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi classificada como uma mulher "de muita coragem", em perfil escrito por seu antecessor e mentor político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ex-presidente, Dilma Rousseff terá, em 2014, a chance de ter sua "seriedade e competência" reconhecida.

"Se eu tiver de escolher uma palavra para definir o caráter da presidenta Dilma Rousseff, essa palavra é coragem. Essa companheira lutou desde muito jovem para transformar o Brasil, para melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes. Foi perseguida, presa e torturada durante a ditadura, mas nunca abandonou seus ideais", diz Lula, em texto traduzido para o espanhol.

Segundo Lula, Dilma faz parte da vanguarda de mulheres que ocuparam posições de destaque "em uma sociedade acostumada a ver sempre homens nos cargos de liderança", citando seu pioneirismo como secretária de Fazenda de Porto Alegre (RS) e como ministra, até tornar-se a primeira presidente da República.

Principal conselheiro da presidente, Lula elencou os grandes projetos federais gerenciados por Dilma quando ministra de seu governo, como o Luz Para Todos e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), "o maior programa de infraestrutura dos últimos tempos, que garantiu crescimento econômico com uma grande inclusão social".

"Durante seu governo, o País alcançou a cifra de 36 milhões de pessoas resgatadas da miséria absoluta. Em meio à crise mundial, o Brasil da presidenta Dilma é o país mais empenhado na luta contra o desemprego, que caiu para uma taxa de 5,2%", citou Lula.

Para Lula, "2014 será um grande ano para o Brasil, e não apenas pela organização da Copa do Mundo de futebol", pois o País "colherá os frutos que Dilma plantou", como a exploração do pré-sal, as concessões dos aeroportos, ferrovias e portos, assim como investimentos em educação, saúde e saneamento. "Será o ano do reconhecimento da seriedade e competência dessa mulher brasileira de tanta coragem", finalizou.