ASSINE
search button

Congresso Nacional lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

Compartilhar

A partir desta semana, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal realizam uma série de atividades para conscientizar a população sobre os tipos de violência de gênero previstos na Lei Maria da Penha, que pune os agressores de mulheres. Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e da ONU Mulheres.

Entre as atividades previstas, está um ato para marcar o "Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres", celebrado em 25 de novembro. O ato ocorrerá na próxima terça-feira, 26 de novembro, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, e lançará a campanha internacional "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". 

A campanha se estenderá até 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos -, com lançamento da cartilha do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara dos Deputados. 

No dia 4 de dezembro, será lançada a campanha "Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher", voltada para o público masculino, em ato com a presença de artistas e personalidades do mundo político. A campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. A campanha é realizada em 159 países.