ASSINE
search button

Dieese: trabalhador negro ganha 36% menos que o branco

Compartilhar

Estudo divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que um trabalhador negro recebe, em média, um salário 36,1% menor que o de um não negro, independentemente da região onde mora ou de sua escolaridade. Nos cargos de chefia, a diferença salarial e de oportunidades é ainda maior.

A pesquisa "Os negros nos mercados de trabalho metropolitanos" foi feita nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, e mostra que a remunerac?a?o de negros e na?o negros e? pouco influenciada pela regia?o analisada, horas trabalhadas ou setor de atividade da economia.

O estudo aponta ainda que nas a?reas metropolitanas os negros correspondem a 48,2% dos ocupados, mas, em me?dia, recebem por seu trabalho 63,9% do que recebem os na?o negros. Entre os trabalhadores com nível superior completo, a média de rendimentos por hora é de R$ 17,39 entre os negros, e de R$ 29,03 entre os não negros.

Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, enquanto 18,1% dos trabalhadores não negros alcançam cargos de direção, apenas 3,7% dos negros atingem esta função de chefia.

A pesquisa mostra também que os negros se concentram nas ocupações de menor prestígio e valorização como pedreiros, pintores e trabalhadores braçais.

O Dieese sugere uma política de cotas raciais nas empresas para que o público negro seja efetivamente atendido.