Jornal do Brasil

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018 Fundado em 1891

País

Lula elogia Sarney e diz que imprensa 'avacalha' a política

Jornal do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou, em discurso no Senado nesta terça-feira, o trabalho do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência da República durante a elaboração da Constituinte de 1988. Lula – ao dizer que Sarney nunca levantou “um único dedo” para atrapalhar os trabalhos do Congresso Nacional – afirmou em seu pronunciamento que a imprensa “avacalha” a política brasileira.

“Ulysses (Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte) certamente coordenou com maestria, numa situação muito difícil, porque o PMDB tinha 23 governadores de Estado e 306 constituintes. Sozinho, podia fazer o que queria e tenho consciência que o senhor (José Sarney) não teve facilidade e muito menos moleza. E quero colocar sua presença na presidência no momento da constituição em igualdade de forças com o companheiro Ulysses. Porque em nenhum momento, mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo para colocar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte e certamente foi o trabalho mais extraordinário que esse Congresso já viveu”, disse o ex-presidente, opositor de Sarney na época da elaboração da Carta Magna.

Lula e Sarney receberam nesta terça-feira a medalha Ulysses Guimarães, criada pelo Senado para homenagear pessoas que contribuíram com a Constituição de 1988, que completou 25 anos no início do mês. O petista era deputado constituinte por São Paulo, enquanto o peemedebista assumiu a presidência do Brasil após a morte de Tancredo Neves.

Repetindo o discurso que tem adotado desde as manifestações de junho, Lula disse que a negação da política pode levar o país a regimes autoritários. “Na história desse país, se a juventude lesse a biografia do Getúlio Vargas, do Juscelino Kubitscheck e outras biografias, provavelmente as pessoas não iam desprezar a política e muito menos a imprensa ia avacalhar a política como avacalha hoje. Não há nenhum momento da história em nenhum lugar do mundo que a negação da política tenha trazido algo melhor que a política. O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo praticando na verdade ditadura”, afirmou

Portal Terra


Tags: Lula, constituinte, federal, homenagens, senado

Compartilhe: