ASSINE
search button

RS: família de brasileira presa na Rússia diz em ato que crê na libertação

Compartilhar

A família da ativista Ana Paula Maciel, presa durante manifestação do Greenpeace na Rússia, organizou uma ato na manhã deste domingo em Porto Alegre para pedir sua libertação. Os pais se dizem muito orgulhosos da filha e têm fé que as acusações de pirataria, revistas para vandalismo, serão retiradas pelo governo russo.

"Eu não tenho dúvidas", afirmou Rosangela Macedo, mãe da brasileira, ao falar sobre a possibilidade de que as acusações possam ser retiradas. "A Rússia está se debatendo e acredito que as coisas vão se ajeitando da melhor forma possível", disse, reiterando que tem recebido muito apoio do governo e da sociedade. 

Já o pai, Jaires Maciel, também declara muito orgulho da filha, que desde pequena demonstrava que sempre estava do lado dos menos favorecidos. "Quando ela ia o supermercado, sempre pegava o tomate mais feio porque sabia que seria jogado fora. Os feios também merecem ter o seu lugar", lembra.

O ato foi no parque da Redenção, onde Ana Paula costumava ir para tomar chimarrão e visitar a feirinha de artesanato que ocorre no local todos os domingos. O protesto organizado pela família contou com o apoio do Greenpeace, que montou uma varal, onde as pessoas deixavam mensagens para Ana Paula, além de uma faixa que deve ser decorada por crianças e enviada para a Rússia. 

Ana  Paula se uniu ao Greenpeace em 2006, quando o navio do Greenpeace ancorou em Porto Alegre. Ela começou como voluntária da cozinha e, aos poucos, foi crescendo dentro da organização.