ASSINE
search button

PGR defende perda de mandato em caso de ida de parlamentar para partido novo

Parecer de Janot foi enviado ao STF em ação do PPS ainda não julgada 

Compartilhar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, parecer favorável à ação de inconstitucionalidade (ADI 4583), proposta pelo Partido Popular Socialista (PPS), em 2011, na qual é contestado o dispositivo da resolução do Tribunal Superior eleitoral (TSE), de 2007, que considera não constituir infidelidade partidária a migração de parlamentar para partido novo.

A ação foi proposta há mais de dois anos, portanto bem antes da recente aprovação, pelo TSE, dos registros do Pros (Partido Republicano da Ordem Social) e do partido Solidariedade. E também antes da criação do PDS (setembro de 2011).

A Resolução

A Resolução do TSE 22.610/2007 trata da decretação de perda de mandato eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem “justa causa”, considerando justa causa a criação de novo partido. Dessa forma, seria possível ao parlamentar trocar de partido e manter seu mandato legislativo.

O parecer da PGR – só agora divulgado - é pela procedência do pedido da ação, por entender que “a fidelidade partidária preserva a legitimidade do processo eleitoral, faz respeitar a vontade soberana do cidadão e valoriza e fortalece as organizações partidárias”. A relatora inicial da Adin era a ministra Ellen Gracie. Com a sua aposentadoria, a ação foi encaminhada à sua sucessora, Rosa Weber.

Razões da PGR

Para o procurador-geral da República, a criação de nova legenda não constitui motivo, por si só, para admitir situação de instabilidade política ampla e irrestrita, “servindo de válvula de escape a toda e qualquer acomodação que os integrantes da comunidade parlamentar estejam dispostos a empreender”.

Segundo Rodrigo Janot, “não se pode ignorar que a criação de partido não raro significa apenas reflexo da conveniência eleitoral momentânea de um grupo de mandatários do povo e até serve como moeda de troca no mercado de interesses pouco nobres, a fim de propiciar arranjos de cargos na administração pública ou negociação visando à partilha de recursos do Fundo Partidário e do tempo de presença na propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão”.

A PGR propõe que o STF module os efeitos de sua decisão quanto à ação, declarando que a criação de partido ensejará a perda de mandato apenas a partir do trânsito em julgado desta ação de inconstitucionalidade. Ou seja, caso o STF venha a acolher a ação, os parlamentares que emigraram ou estão ainda emigrando para os novos partidos recém-criados não seriam atingidos.