ASSINE
search button

Governo de SP anuncia força-tarefa em protestos e volta de balas de borracha

Compartilhar

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) anunciou, na tarde desta terça-feira, a criação de uma força-tarefa da polícia para identificar e atuar contra os chamados “baderneiros”, que participam de manifestações com o intuito de quebrar e depredar a cidade. Segundo o secretário Fernando Grella Vieira, o grupo atuará para prevenir e punir os manifestantes, que costumam aparecer com os rostos cobertos e se denominam Black Blocs.

Além disso, o secretário de Segurança Pública anunciou ainda o retorno do uso das balas de borracha pela Polícia Militar, banidas após as manifestações de junho. De acordo com Grella, a polícia fará o uso das balas de borracha apenas contra os “baderneiros”.

“A PM cumpre seu papel de garantir a ordem pública, de assegurar que as manifestações aconteçam pacificamente. A PM acompanha, organiza o trânsito, para que o protesto aconteça pacificamente, para que possam expressar sua maneira de pensar. Quando essa manifestação é ocupada por baderneiros, se tivermos cena, ela (Polícia Militar) poderá empregar a força progressiva sim, inclusive a bala de borracha”, disse Grella.

Porém, segundo o secretário, os policiais cuidarão para que a força seja usada apenas contra o grupo de pessoas que estiveram quebrando e depredando a cidade.

“Ela não retorna contra manifestante. Enquanto a manifestação existe, a policia preserva o local. Estamos falando em grupos de vândalos, que atiram coquetel molotov, bolas de aço. Às vezes a PM demora para agir para preservar a integridade física dos manifestantes”.