ASSINE
search button

Pesquisa para o governo do RS aponta empate entre Ana Amélia e Tarso

Compartilhar

A um ano das eleições 2013, uma pesquisa do Ibope aponta empate técnico entre Tarso Genro (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Na pergunta estimulada (na qual o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos possíveis candidatos), Tarso, o atual governador, aparece com 27% das intenções de voto. 

Em seguida, está a senadora Ana Amélia, com 26% das preferências. Na pergunta espontânea (nenhum cartão de resposta é apresentado ao eleitor), Tarso e Ana Amélia também lideram. Ele aparece com 9% e ela, com 7%. No cenário de segundo turno, as posições se invertem: a senadora recebe 38% e o governador, 23%. O índice de Tarso é inferior ao que ele tem no cenário de primeiro turno. As informações foram publicadas no jornal Zero Hora.

Os outros cinco pré-candidatos apresentados pelo Ibope somam 9%. O melhor resultado é de José Ivo Sartori (PMDB), com 4%, mas o ex-prefeito de Caxias do Sul ainda não confirmou que irá concorrer. O deputado federal Vieira da Cunha – possível nome do PDT, partido que está dividido entre lançar candidatura própria ou apoiar a reeleição de Tarso – tem 2%. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e ouviu 1.008 pessoas entre 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.