ASSINE
search button

Dilma defende ampla defesa um dia antes de possível desfecho do mensalão

Compartilhar

Às vésperas da decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que poderá garantir um novo julgamento para pelo menos 12 dos 25 condenados no processo do mensalão, a presidente Dilma Rousseff defendeu a imparcialidade da Justiça e o amplo direito de defesa. A declaração da presidente ocorreu durante a posse do novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

“Justiça é Justiça que se realiza de fato, respeitados os prazos legais, atendido o amplo direito de defesa e observados critérios pautados por ponderação e equilíbrio”, afirmou Dilma. 

“A cidadania espera da Justiça imparcialidade e serenidade. Imparcialidade para que os fatos a serem julgados sejam sempre iluminados com a luz da verdade e a aplicação do Direito seja sempre realizada de forma isonômica e segura a partir do que determinam as regras legais”, disse a presidente.  

“Serenidade para que os agentes da lei tenham liberdade para tomar decisões com base nos fatos e no direito, com base em suas consciências, sempre protegidos de pressões de qualquer natureza”, acrescentou. 

Para Dilma, os brasileiros querem ter a certeza de que condenados serão punidos, mas ponderou que inocentes devem ser absolvidos – sem fazer relação com qualquer julgamento em curso.  

“Os brasileiros prezam a Justiça e o princípio fundamental da sociedade moderna, que é a igualdade de todos perante as leis. Acima de tudo, os brasileiros querem ter a certeza de que as leis serão cumpridas, os inocentes, absolvidos, e os culpados, condenados. Isso se chama justiça”, afirmou a presidente. 

Voltando-se para Janot, a presidente defendeu como “melhor fórmula para a verdadeira Justiça” a autonomia do Ministério Público.