ASSINE
search button

Dilma deve suspender leilão do pré-sal no Campo de Libra

Mandado para suspender leilão, no entanto, deve ser protocolado por senadores na próxima semana

Compartilhar

As denúncias de espionagem norte-americana à Petrobras geraram reações no Congresso. O senador Randolfe Rodrigues (Psol/AP) afirma que um mandado de segurança para suspender o leilão do pré-sal, que será realizado em outubro, deve ser protocolado no Supremo Tribunal Federal até a próxima semana. Senadores declaram que a presidente Dilma deu sinais de que já considera suspender o leilão.

Randolfe acredita que, após as denúncias de acesso americano aos computadores da Petrobras, fica nítida a necessidade de suspender, não cancelar, o leilão do Campo de Libra. Ele reforça a cooperação dos Estados Unidos com seus países aliados, que têm grandes empresas petrolíferas. 

>> Senadores querem ouvir Petrobras sobre denúncias de espionagem

>> Dilma: Petrobras teria sido espionada por motivos econômicos

>> Espionagem aumenta desvantagem de empresas brasileiras no pré-sal

"É descabida a realização do leilão nessas condições. Ontem o líder do PT deu sinais de que a presidente da República pode tomar essa iniciativa. Mas nós queremos nos acautelar [com o mandado para suspensão do leilão]. Vemos que não há condições de realizar um leilão contrário aos interesses do país", alerta. 

De acordo com ele, o mandado está sendo preparado e deve ser protocolado no Supremo até a outra quarta-feira (18/9). "Não basta mandar ministro das Relações Exteriores à Washington. Temos que tomar medidas concretas. A própria presidente fez declarações fortes, de que a espionagem tem interesses econômicos", conclui.